Cineclube ZB

Confira as datas das próximas exibições dos filmes do Cineclube Zequinha Barreto e as suas sinopses:


Debatedores: Bruno R. Véras / Denizá Rodrigues / Ronnei Prado




Quanto vale ou é por quilo? (2005)

Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. 

Data de exibição: 13/11/2014 a partir das 14h.





Pierre Verger: Mensageiro entre dois mundos (1999)

Um documentário sobre a vida e a obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger, narrado e apresentado por Gilberto Gil. Após viajar ao redor do mundo, em 1946 Pierre Verger radicou-se em Salvador, Bahia, onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre o Brasil e o Golfo do Benin, na África. O filme inclui a última entrevista de Pierre Verger (filmada um dia antes de seu falecimento, em fevereiro de 1996), extenso material fotográfico e textos produzidos por Verger ao longo de sua vida, além de depoimentos de pessoas que conviveram com ele, como Jorge Amado.

Data de exibição: 20/11/2014 a partir das 14h.





Vista Minha Pele (2003)

Curta-metragem de Joel Zito Araújo, trata-se de uma paródia da realidade brasileira. Numa inversão da história, os negros são a classe dominante e os brancos, os escravos. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto entre os ricos encontram-se a África do Sul e Moçambique.  No enredo, Maria é uma menina branca e pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa de estudo recebida pelo fato de sua mãe ser faxineira na escola. É hostilizada pela maioria das colegas por sua cor e por sua condição social. Maria quer ser a “Miss Festa Junina” da escola, mas para isso terá que superar do padrão de beleza imposto pela mídia.

Data de exibição: 27/11/2014 a partir das 14h.





Atlântico Negro – nas rotas dos orixás (1998)

O primeiro filme da série, feito em vídeo, Na Rota dos Orixás, entra em cartaz depois de ser elogiado no 31º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e de participar de eventos como o Dia Nacional da Consciência Negra. Na Rota dos Orixás apresenta a grande influência africana na religiosidade brasileira. Na fita, Renato Barbieri mostra a origem de as raízes da cultura jêje-nagô em terreiros de Salvador, que virou candemblé, e do Maranhão, onde a mesma influência gerou o Tambor de Minas.

Data de exibição: 04/12/2014 a partir das 14h.





Quilombo (1984)

Por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela no Engenho Santa Rita, ao sul da Capitania de Pernambuco. Vitoriosos, os escravos fogem para as montanhas, onde estaria instalado o Quilombo dos Palmares. À frente dos rebeldes estava Ganga Zumba, Príncipe africano que, chegando às montanhas, revela sua extraordinária capacidade de liderança, tornando-se em pouco tempo o novo rei dos Palmares. Ajudado por sua mulher, a guerreira Dandara e por seu melhor amigo Acaiúba, Ganga Zumba organiza a nação de ex-escravos, dotando-a de uma próspera economia e de uma verdadeira estrutura de Estado, independente dos colonizadores europeus. 

Data de exibição: 11/12/2014 a partir das 14h.





Viajando pela África com Ibn Battuta (2010)

O vídeo-documentário Viajando pela África com Ibn Battuta foi elaborado a partir da articulação de sucessivas formas narrativas que, integradas, pretendem produzir algo novo e original a respeito dos conhecimentos gerais sobre os povos antigos do continente africano. Essas sucessivas camadas narrativas reconstituem os poucos resíduos da cultura material e o testemunho direto, singular, deixado pelo viajante marroquino que viveu no século XIV da era cristã conhecido como Ibn Battuta. 

Data de exibição: 09/06/2015 a partir das 10h.

_______________________________________________________________

Alguns registros do cineclube





















Para ver mais fotos acesse nossa Página do Facebook!