Oficina Fotográfica

“Percursos fotográficos: Pierre Verger”

Frevo de Pernambuco (1947), por Pierre Verger.

Sobre a Oficina:

Apresentação: Oficina de fotografia utilizando equipamentos de mídias móveis (celulares, câmeras compactas) utilizando como tema a obra do fotógrafo e antropólogo francês Pierre Verger (1902-1996). As oficinas aconteceram nos contraturnos, isto é, os alunos que estudam pela manhã farão a oficina pelo turno da tarde (20 alunos) e os que estudam à tarde, farão pela manhã (20 alunos).

Objetivo: Por meio de alternativas fotográficas de baixo custo, promover o acesso e conhecimento técnico de jovens à fotografia enquanto linguagem e forma de expressão, em paralelo à discussão sobre a presença africana em nossa história e formação cultural.

Observações: Voltada para alunos regularmente matriculados no ensino médio. Ao final será elaborada uma exposição no formato de uma instalação artística a ser visitada pela comunidade escolar. Será conferido certificado aos participantes do curso.

Datas da Oficina: 02/10 e 16/10
                              1º turno das 8 às 12h (20 vagas)
                              2º turno das 13 às 17h (20 vagas).

Professor: Denizá Rodrigues

Ementa: Voltada para alunos do ensino médio (em contraturno), a oficina de releitura e estudo do percurso fotográfico do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996) tem por objetivo recriar alguns das cenas do cotidiano, sobretudo aquelas que estejam ligadas a cultura e tradição afrobrasileiras. A religiosidade, a dança, o carnaval, o trabalho e o lazer, são algumas das diferentes facetas das fotografias que foram imortalizada por suas lentes e será recriada na Grande Recife de hoje. Nesse processo essencialmente criativo serão utilizados apenas mídias móveis dos próprios alunos – tais como celulares e câmeras fotográficas compactas – e softwares open source (gratuitos), disponíveis na internet para edição desses trabalhos. Assim, por meio de alternativas fotográficas de baixo custo se promoverá o acesso e conhecimento técnico de jovens à fotografia, enquanto linguagem e forma de expressão em paralelo à discussão sobre a presença africana em nossa história e formação cultural. Ao final será elaborada uma exposição no formato de uma instalação artística a ser visitada pela comunidade escolar. Será conferido certificado aos participantes do curso.

_______________________________________________________________

Alguns registros da oficina






















Para ver mais fotos acesse nossa Página do Facebook!